…e que se faça a luz!

Após inúmeros teste de iluminação, uma dica do meu orientador Fernando Gutierrez, acabou por sulucionar essa questão. Aparentemente o melhor método para iluminar um personagem 3D num ambiente realista (foto) é usar uma imagem HDRI que simule a iluminação do ambiente.

Fiz alguns testes com imagens de um banco HDRI free, aplicando a imagem em uma esfera envolvendo a cena toda e ocultando-a do render. Posicionei uma foto no fundo da cena como referência e coloquei um plano acompanhando a perspectiva pra captar a projeção da sombra.

Basicamente a cena é a composição de 4 imagens. A foto de fundo, um render pass do personagem iluminado, um render pass de occlusion, e um render pass da sombra.

Fiz a sombra apanas para testar como funcionaria a iluminação com HDR e a projeção da sombra gerada por um spot. O ângulo de onde estaria o Sol e a densidade da sombra estão claramente equivocados.
Essa imagem serviu para que eu concluísse a monografia e detalhasse o processo. O que explica também a ausência de posts aqui do blog.

Terminada a monografia, agora volto a fazer testes de render, como o da imagem abaixo.

A idéia aqui é trabalhar melhor o posicionamento da câmera, para valorizar a texturização do personagem com ângulos mais atrativos. Também quero melhorar a pose do personagem, mas acho que vou ter que refazer o setup dos bones (rig) e adicionar alguns controladores para facilitar a animação.

A pós-graduação acabou com a conclusão da monografia nessa etapa. Mas pretendo dar continuidade ao projeto. Tomara.

2 Responses

  1. Muito legal, James!
    Estou començando a mexer com o xsi e tô achando muito bom.
    Obrigado por compartilhar esses trabalhos e processos.
    []’s
    Janderson

  2. Grande James blz?
    Tava parado o seu blog hein? Posta mais mano!

    Ficou muito bom esses demônios “na garoa”!

Leave a Reply